Comunicação e marca pessoal andam de mãos dadas quando se trata de causar boa impressão.
Seja numa entrevista de emprego, numa apresentação ou num encontro pessoal, se quer que as pessoas se lembrem de si por bons motivos, é importante que invista no desenvolvimento de uma marca pessoal alinhada com aquilo que quer transmitir.
Neste artigo, explico-lhe como pode criar um impacto positivo nos outros com uma marca pessoal sólida e uma comunicação eficaz. E ainda lhe deixo 5 dicas para a ajudar numa das situações mais desafiantes em comunicação: aqueles momentos em que queremos (ou temos de) dizer “Não”.
Mas, antes, vamos ver o que é, de facto, a comunicação e como é que ela impacta a sua marca pessoal.
O que é a comunicação na prática?
O ato de comunicar está relacionado com a troca de mensagens entre duas ou mais pessoas, o que, por sua vez, envolve a emissão e receção de informações.
Mas estas informações não se limitam a meros dados.
Afinal, comunicamos de muitas formas – por escrito, oralmente, através da nossa postura corporal e dos nossos gestos e até através da roupa vestimos. Todas estas formas de comunicação dizem muito sobre quem somos, o que pensamos e como nos posicionamos no mundo.
Ou seja, a nossa comunicação contribui em larga medida para a construção da nossa marca pessoal.
Por exemplo, se habitualmente falar de forma pausada, com um tom de voz agradável e sereno, irá transmitir segurança e tranquilidade ao seu interlocutor. Já se, por outro lado, falar depressa e não estabelecer contacto visual com a outra pessoa, o mais provável é que crie nele a ideia de que está nervosa.
Da mesma forma, se for para uma entrevista de trabalho num banco de calças rasgadas e sweatshirt, é provável que, no imediato, passe uma imagem de desleixo e pouco profissionalismo.
Então, quando falamos de comunicação, não basta assegurar que transmitimos a informação ou os dados corretos ao outro e que ele os recebe e compreende. Além disso, é também importante garantir que o nosso interlocutor (seja um colega, uma chefia, um amigo, companheiro ou até um filho) perceciona a mensagem corretamente com tudo aquilo que ela envolve.
É por isto que a comunicação é uma das soft skills mais importantes no mercado de trabalho.
Mas vamos a um caso concreto.
Importância da comunicação e outras soft skills na sua marca pessoal
Imagine que está à procura de um novo emprego.
Ao ver um anúncio, em que pensa primeiro? Nas suas capacidades práticas para o trabalho ou nas suas capacidades sociais e relacionais?
É provável que analise primeiro o que lhe é pedido em termos técnicos, mas você não é só aquilo que aprendeu a fazer no seu curso ou com a experiência.
Na verdade, você é muito mais do que isso.
Você é também aquilo que lhe permite comunicar eficazmente (na entrevista e, depois, no seu local de trabalho), trabalhar em equipa, resolver problemas, adaptar-se às circunstâncias ou gerar empatia e motivar.
Ou seja, as suas soft skills, nas quais se inclui a comunicação, também constroem a sua marca pessoal.
Então, se souber valorizar – e destacar – este seu lado que vai além das competências técnicas, já estará em vantagem perante outros candidatos. Mesmo que as suas competências técnicas até possam ser ligeiramente inferiores.
E isto consegue-se com uma comunicação eficaz e uma marca pessoal sólida.
Agora que sabe como é que a forma como comunica impacta a sua marca pessoal e a opinião que os outros criam sobre si, vamos ver 5 exemplos práticos de comunicação assertiva, mas atenciosa, para uma marca pessoal forte.
5 Sugestões para dizer Não de forma assertiva e cuidada e atenciosa
Dizer “Não” é uma das coisas mais desafiantes quando queremos treinar uma comunicação assertiva.
Então, se dizer “Não” também é difícil para si, veja estas 5 sugestões e use-as da próxima vez que quiser dizer que não a alguém.
1. Agora Não, mas… ou Hoje não, mas…
Justifique o seu “Não”, explicando quando é que pode ser “Sim”.
Exemplo:
– Hoje vais tu levar os miúdos ao treino?
– Hoje não consigo, mas posso ir na próxima semana.
2. Acredito que a/o [Nome de uma pessoa] talvez te possa ajudar.
Dê uma alternativa, sugerindo outra pessoa para fazer aquilo que lhe estão a pedir a si.
Exemplo:
– Preciso deste relatório no final da semana.
– A Bárbara talvez o posso ajudar. Quer que lhe pergunte se está disponível?
3. Neste momento, estou a [tarefa que tem em mãos no momento].
Explique em que está a trabalhar e, se for possível e fizer sentido para si, dê indicações sobre o momento em que pode assegurar o que lhe é pedido.
Exemplo:
– É preciso ir aos CTT levantar a encomenda. Vais lá?
– Neste momento estou a planear o menu da semana. Posso ir lá depois de almoço.
4. Deixe-me ver a minha agenda primeiro, pode ser?
Permita-se ter tempo para avaliar se quer dizer “Sim” ou “Não”.
Exemplo:
– Reunimos amanhã para lhe passar a pasta?
– Deixe-me ver a minha agenda primeiro, pode ser?
5. Para mim, assim não será possível. E se for assim…?
Dê uma alternativa com a qual se sinta confortável.
Exemplo:
– Então, amanhã envia a proposta com o projeto para o cliente?
– Para mim, assim não será possível. E se amanhã enviar um ponto de situação e, no final da semana, o projeto completo?
Concluindo…
A comunicação é uma das soft skills que impactam a sua marca pessoal e, por isso, seja em contexto pessoal ou profissional, se quer deixar uma boa imagem de si e do seu desempenho, sem comprometer os seus valores e respeitando os seus limites, é importante que dedique algum do seu tempo a treinar esta competência.
Ao fazê-lo, conseguirá não só fazer-se compreender mais facilmente como ainda será capaz de atingir os seus objetivos com mais eficácia.
Espero que este artigo lhe tenha sido útil. E se a comunicação é uma soft skill que gostaria de desenvolver, em breve terei novidades para si com uma formação Soft Skills para a Confiança. Fique atenta!