Independentemente das suas competências académicas, são as suas soft skills que vão determinar o seu sucesso profissional.
O mercado laboral depende das pessoas que o compõem e as empresas estão a perceber (e a valorizar) isso cada vez mais. Por isso, apostar no seu desenvolvimento pessoal e nas suas competências sociais será aquilo que, em última análise, a irá destacar no meio de tantas outras pessoas com currículos semelhantes ao seu.
É aqui que o desenvolvimento das suas soft skills desempenha um papel fundamental. Quando terminar de ler este artigo vai saber quais as principais soft skills que deve desenvolver para alcançar o sucesso profissional e como o pode fazer no seu dia a dia.
Mas, antes, vamos ver o que são, afinal, as soft skills.
O que são as soft skills e qual a sua importância?
As soft skills são as suas competências comportamentais que lhe permitem criar relacionamentos (pessoais e profissionais) mais fortes e mais autênticos. São as suas soft skills (capacidades interpessoais) que lhe permitem destacar-se perante outras pessoas com as mesmas qualificações.
Seja qual for o seu objetivo, o desenvolvimento das suas soft skills vai permitir-lhe viver de acordo com as metas que deseja alcançar e implementar estratégias que a levem a obter os resultados que deseja.
E desengane-se se pensa que as suas soft skills só lhe podem ser úteis na sua vida profissional. A sua vida pessoal também tem muito a ganhar com o desenvolvimento destas competências.
São as suas soft skills que a vão tornar uma líder carismática e competente, tal como são as suas soft skills que a vão ajudar a conseguir aquele emprego que tanto deseja ou fechar aquele contrato com aquele cliente importante. São ainda as suas soft skills que lhe vão permitir construir relações mais sólidas com o seu companheiro, filhos ou colegas de trabalho.
Ao trabalhar as suas soft skills vai alterar a sua perceção da realidade e mudar (para melhor) a imagem que os outros têm de si. Imagine como isto pode ser poderoso na forma como influencia as pessoas à sua volta.
É claro que apenas as suas soft skills não são suficientes para construir a carreira que deseja. Mas tenho a certeza de que já se preocupou com todas as exigências técnicas para o desenvolvimento da sua carreira – já frequentou cursos, formações, workshops que lhe deram conhecimento técnico acerca daquilo que tem de saber para realizar um trabalho competente. É sempre por aqui que começamos, não é?
Contudo, são as soft skills que lhe permitem, como já referi, destacar-se no meio de outras pessoas com as mesmas competências técnicas.
É isto que distingue soft skills de hard skills, como veremos agora.
Qual a diferença entre soft skills e hard skills?
Já vimos que as soft skills são as suas competências comportamentais. Mas e as outras competências, aquelas que fazem parte do seu currículo, o que são?
Essas competências que aprendeu ao longo do seu percurso académico são as suas hard skills. São as competências técnicas que servem de base ao desempenho de determinada profissão (uma engenheira frequenta o curso de Engenharia, uma advogada, o curso de Direito, uma Psicóloga, o curso de Psicologia…), mas são as soft skills que, muitas vezes, distinguem um bom profissional de um profissional de excelência.
As hard skills envolvem estudo e aquisição de conhecimento técnico que depende apenas de si e, eventualmente, da evolução da área em que trabalha. São as competências mais fáceis de adquirir.
Já as soft skills, por serem mais complexas, assentarem em características inatas e de personalidade e estarem dependentes da interação que estabelecemos com os outros, são mais desafiantes. São também elas, contudo, que mais pesam no seu sucesso.
São as suas competências comportamentais que a vão tornar numa profissional mais focada, assertiva e motivada. Estas competências devem, por isso, fazer parte da sua estratégia de Marketing Pessoal.
Agora que já vimos a importância que as soft skills podem ter no seu desempenho profissional, vamos analisar quais são aquelas que deve começar a desenvolver já hoje e como o pode fazer de forma eficaz.
Quais as competências comportamentais mais importantes para ser bem-sucedida?
As organizações e o mercado de trabalho em geral valorizam cada vez mais as seguintes competências:
- Flexibilidade
- Trabalho em equipa
- Networking
- Motivação
- Resolução de Conflitos
- Atitude
- Gestão de Tempo
- Pensamento Crítico
- Pensamento Criativo
- Positividade
- Comunicação
- Capacidade para tomar decisões
- Liderança
- Capacidade para trabalhar sob pressão
- Empatia
Como pode reparar, todas elas estão ligadas à nossa capacidade de nos relacionarmos com os outros e à forma como o nosso comportamento potencia os nossos resultados.
O mercado de trabalho está cada vez mais focado nos resultados, mas os líderes das organizações sabem que os bons resultados que desejam obter só são possíveis se os recursos humanos estiverem dotados de competências que propiciem esses mesmos resultados.
Então, o que pode fazer no seu dia a dia para desenvolver as suas soft skills e, assim, se diferenciar numa entrevista de emprego, numa reunião ou numa apresentação importante? Continue a ler, as dicas que lhe apresento em seguida falam exatamente sobre isso.
O que fazer para desenvolver as suas soft skills?
Há pequenos passos que pode implementar no seu dia a dia de forma a treinar as suas soft skills.
Comece por:
- Estabelecer objetivos claros: só sabendo qual a direção que quer tomar é que vai poder dar os passos necessários até lá.
- Apostar no seu autoconhecimento: conhecer-se vai-lhe permitir antecipar reações e até emoções e definir estratégias alternativas que lhe tragam melhores resultados.
- Colocar-se em situações que exijam trabalhar cada uma das soft skills que pretende desenvolver.
Por exemplo:
– Quer desenvolver a liderança? Ofereça-se para ficar responsável por um determinado projeto que envolva trabalho em equipa.
– Quer treinar o networking? Frequente eventos profissionais e/ou sociais e fale com outras pessoas sobre o que faz.
– Quer desenvolver a sua capacidade de trabalhar sob pressão? Imponha prazos mais apertados a si mesma e analise as mudanças que tem de implementar para os cumprir.
- Praticar a escuta ativa: não se limite a ouvir os outros, escute-os e reflita sobre as suas motivações. Isto vai ajudá-la a entrar em modo responsivo em vez de reativo.
- Desenvolver a sua autocompaixão, mantendo a disciplina: aceite a sua personalidade, mas identifique aqueles pontos que quer melhorar (todas os temos!) e defina metas e prazos nesse sentido.
- Comportar-se como a pessoa que gostaria de ser: traga para o momento presente todas as características que gostaria de ter mais desenvolvidas e, a cada oportunidade, procure agir como se já fizessem realmente parte de si. Com treino e algum apoio conseguirá ver resultados rapidamente.
- Investir em coaching: o caminho entre o local onde se encontra agora e o local onde quer chegar tornar-se-á mais curto se contar com apoio profissional de alguém que esteja ao seu lado para a estimular e desafiar. Potencie os resultados e alcance os seus objetivos com mais rapidez e eficácia.
Resumindo, as suas soft skills estão muito ligadas à sua Inteligência Emocional e desenvolvê-las vai ajudá-la a construir relações de melhor qualidade que se refletem nos resultados que irá obter para si, para a sua equipa, para o seu negócio ou para a sua empresa.
Treinar as suas soft skills vai permitir-lhe alterar a sua perceção da realidade e melhorar a imagem que os outros têm de si. Isto vai contribuir para que consiga passar melhor a sua mensagem e causar o impacto que pretende nos outros.
São as suas soft skills que a vão distinguir de outras profissionais que se encontrem mais ou menos nas mesmas circunstâncias. Isto assume cada vez mais importância num mundo onde nos são exigidas competências como flexibilidade, motivação e pensamento criativo.
Há pequenas alterações que pode realizar no seu dia a dia para desenvolver as suas soft skills, mas todas têm como base o seu autoconhecimento.
Já conhecia a importância que as soft skills têm no seu sucesso profissional? De todas as que mencionei neste artigo, qual é aquela que mais precisa de desenvolver neste momento?
Se precisar de apoio adicional para treinar as suas soft skills e potenciar os seus resultados profissionais, agende uma sessão comigo e vamos conversar sobre os seus objetivos.