A comunicação é uma das ferramentas mais poderosas que possuímos. É através de uma comunicação eficaz que conseguimos fazer chegar a nossa mensagem aos nossos interlocutores. Como tal, comunicar bem permite-nos criar relações mais autênticas e duradouras.
Muitas vezes, é através da nossa comunicação que criamos uma perceção mais ou menos positiva nos outros, pelo que é essencial estarmos atentas à forma como usamos esta ferramenta e aprendermos a fazê-lo com eficácia.
Neste artigo vamos ver o que significa, então, comunicar eficazmente e qual a importância de desenvolvermos esta soft skill para encaramos situações com maiores níveis de stress. Todos os momentos de interação são bons para colocarmos em prática as nossas competências comunicacionais, mas elas são ainda mais importantes em situações em que estamos a ser avaliadas, como uma entrevista de trabalho ou uma apresentação importante.
Por último, vou deixar-lhe 10 dicas que pode começar a implementar já hoje e, assim, melhorar a sua forma de comunicar.
O que é a comunicação eficaz?
A comunicação é uma soft skill que a ajuda a fazer-se entender e a transmitir a sua mensagem. Ao contrário daquilo que habitualmente se pensa, a comunicação não é apenas aquilo que dizemos ou escrevemos. A nossa forma de comunicar transparece também pelo nosso tom de voz, postura, gestos, atitudes e expressões do rosto.
Comunicar bem exige, por isso, equilíbrio emocional, clareza, segurança e autoestima.
Comunicar eficazmente é, portanto, fazer com que o nosso interlocutor entenda na perfeição aquilo que queremos transmitir e aja em função disso.
Importância e benefícios da comunicação eficaz no trabalho
Fazer uso de uma comunicação eficaz no seu dia a dia vai permitir-lhe obter melhores resultados, na medida em que conseguirá criar relações de maior confiança, harmonia e cooperação. Relacionamentos laborais ou pessoais baseados nestas premissas diminuem tensões e promovem o bem-estar geral.
As pessoas dotadas de uma boa capacidade comunicativa conseguem fazer novos contactos com facilidade. Expressam-se de forma clara e assertiva, o que contribui para que criem relações positivas e profícuas com os outros. Influenciam mais facilmente os outros e, por isso, conseguem vender melhor as suas ideias, projetos, produtos ou serviços.
Uma comunicação eficaz permite-lhe:
- Um melhor autoconhecimento
Ao aprender a comunicar com eficácia vai observar padrões e crenças e aprender como os pode alterar. O que dizemos diz muito sobre nós e sobre a nossa visão do mundo, portanto, comunicar eficazmente ajuda-nos a pensar naquilo que dizemos e na forma como o dizemos.
- Alcançar os seus objetivos
A comunicação tem o poder de influenciar os seus interlocutores e apresentar-lhes as suas ideias e perspetivas de forma mais clara, assertiva e persuasiva. Quer o seu interlocutor seja uma chefia, um elemento da sua equipa, um colaborador da sua empresa ou um desconhecido, comunicar com qualidade vai permitir-lhe alcançar melhores resultados.
- Aumentar a sua capacidade de persuasão
Uma boa capacidade persuasiva ajudá-la-á a construir uma posição de autoridade e a exercer influência sobre o seu interlocutor. Usar esta competência de forma positiva e em prol dos objetivos que deseja atingir confere-lhe vantagem sobre outros em igualdade de circunstâncias. E isto pode ser determinante quando se trata de uma entrevista de emprego ou de uma apresentação a um potencial cliente, por exemplo.
- Melhorar a forma como é percecionada pelos outros
Ao transmitir confiança na sua comunicação, os seus interlocutores vão ouvi-la com mais atenção e, consequentemente, vão ter as suas ideias, opiniões e sugestões em consideração.
- Melhorar a sua capacidade para entender os outros
Para comunicar bem é preciso ouvir bem os outros e, ao aprender a fazê-lo, vai estar a desenvolver a sua capacidade empática, fazendo uso do bom senso, do respeito e da tolerância.
10 Dicas para uma comunicação eficaz numa entrevista de emprego ou numa apresentação
- Mostre a sua personalidade, mas mantenha uma postura profissional. Evite passar muito tempo a falar de si. Um ou dois minutos são suficientes.
- Respire. Antes e depois da entrevista ou da apresentação faça algumas respirações de forma a diminuir o seu ritmo cardíaco e a manter-se no momento presente. Durante a entrevista ou a apresentação, não bloqueie a respiração. Ao fazê-lo pode transmitir sinais de ansiedade e falta de confiança. Por isso, faça pausas que lhe permitam distanciar-se do que está a ser dito e avaliar com mais clareza a situação e como se está a sentir.
- Vista-se, fale e aja com profissionalismo. Faça uso da sua marca pessoal.
- Mantenha o contacto visual e sorria nos momentos apropriados. Evite bocejar ou parecer distraída.
- Mantenha uma atitude positiva. Quando for confrontada com uma pergunta mais desafiante, concentre-se nos aspetos positivos e demonstre o seu raciocínio lógico. Pode ser útil trabalhar também o seu pensamento crítico.
- Use e pronuncie as palavras de forma correta para facilitar a apreensão da mensagem pelo seu interlocutor.
- Faça perguntas, mas evite interromper os outros. Não tenha medo de perguntar aquilo sobre que tem dúvidas. Fazê-lo com inteligência revela interesse da sua parte.
- Pratique a escuta ativa e aprenda a ler os sinais de linguagem corporal que lhe possam dar indicações acerca de como a entrevista ou apresentação está a decorrer. Verifique se precisa de fazer ajustes para recuperar a atenção do seu interlocutor e aja em conformidade. Nos momentos-chave da apresentação ou da entrevista, verifique se os outros acompanharam o seu raciocínio e se entenderam tudo o que disse.
- Envolva todo o seu corpo na sua comunicação. Através da comunicação não-verbal conseguirá transmitir mensagens que seriam mais difíceis de transmitir apenas por palavras. Certifique-se também de que a sua linguagem corporal não está a passar a imagem errada.
- Pratique. Treine ao espelho ou com alguém da sua confiança antes do dia da entrevista ou da apresentação. Filme-se, reveja, identifique pontos de melhoria e treine novamente.
Concluindo, a comunicação é uma soft skill essencial para se diferenciar e para ser percecionada como deseja. Comunicar envolve autoconhecimento, autoconfiança e consciência corporal. Uma boa capacidade de comunicação é uma competência que pode ser trabalhada e desenvolvida de forma a que alcance mais rapidamente os resultados que deseja.
Agora, diga-me, tem dificuldades em fazer passar a sua mensagem? Qual destas 10 dicas vai colocar em prática já na próxima oportunidade?
Caso necessite de ajuda ou orientação especializada para implementar estas dicas, entre em contacto comigo para agendarmos uma sessão.