O Marketing Pessoal é um conceito cada vez mais falado, mas ainda muito associado aos profissionais com negócios próprios. Contudo, a verdade é que qualquer pessoa pode beneficiar da implementação de uma estratégia de Marketing Pessoal bem definida.
Afinal, todos temos a nossa própria marca pessoal, na medida em que somos indivíduos únicos, com características e competências próprias. Todos temos algo só nosso que pode acrescentar valor àqueles com quem trabalhamos, com quem vivemos e/ou socializamos.
Neste artigo vou explicar-lhe o que é o Marketing Pessoal e qual a importância que assume na sua busca pelo sucesso profissional. Vou ainda partilhar consigo quais são, do meu ponto de vista, as boas práticas quando se trata de Marketing Pessoal e apresentar-lhe 7 passos para que consiga definir uma estratégia de Marketing Pessoal vencedora.
O que é o Marketing Pessoal?
O Marketing Pessoal consiste num conjunto de ferramentas que visam fortalecer a sua imagem e reputação. Ou seja, o Marketing Pessoal explora as suas características, habilidades e experiências no sentido de criar nos outros uma imagem positiva de si própria. Esta perceção que os outros criam de si acaba por se refletir no seu reconhecimento como autoridade numa determinada área de atuação.
Porque é que o Marketing Pessoal é importante para a sua carreira profissional?
Através de uma estratégia de Marketing Pessoal bem delineada, vai conseguir evidenciar os seus pontos fortes e saber aquilo que terá de fazer para trabalhar os seus pontos fracos. Lembre-se que não basta ser bom, é preciso saber mostrar que é bom.
Ao desenvolver a sua marca pessoal de forma coerente, vai conseguir diferenciar-se dos demais, aumentando o seu nível de impacto através do valor que oferece com aquilo que é e que faz.
Ter uma marca pessoal bem conseguida vai atrair a atenção dos outros para o seu trabalho, criando uma imagem de autoridade. Isto vai ajudá-la a gerar credibilidade e, consequentemente, aumentar a sua visibilidade.
Independentemente do seu objetivo – quer seja conquistar um novo emprego, alavancar a sua carreira profissional, criar um negócio próprio ou, até, aumentar a sua carteira de clientes – o Marketing Pessoal vai ajudá-la a mostrar, de forma prática, quais são as suas competências, promovendo a confiança no seu trabalho e naquilo que tem para entregar, enquanto garante que os outros percebem qual é o seu diferencial.
Uma boa estratégia de Marketing Pessoal conta com um conjunto de boas práticas que pode, e deve, aplicar no seu dia a dia.
Boas práticas de Marketing Pessoal
- Conheça detalhes acerca das pessoas em quem quer causar uma boa impressão (o seu público-alvo, no caso de ter um negócio próprio);
- Identifique aquilo em que é realmente boa e invista nisso;
- Tenha uma boa presença (online e offline) – tenha atenção à sua linguagem corporal
- Seja confiante;
- Seja uma boa ouvinte – mostre-se disponível, contribua com sugestões e soluções, esteja presente;
- Comunique eficazmente;
- Foque-se no “nós” e no seu público-alvo – falar constantemente em si e nas suas conquistas pode causar uma imagem de arrogância;
- Seja uma líder – inspire, motive, influencie;
- Mantenha um comportamento ético e de respeito para com os outros – lembre-se de que não vale tudo para alcançar o sucesso, aposte no seu trabalho e na sua dedicação para atingir os seus objetivos;
- Faça benchmarking da sua concorrência ou procure referências na sua área de atuação e modele as melhores práticas;
- Seja humilde – saiba reconhecer eventuais erros e não inveje o sucesso alheio;
- Mantenha uma postura profissional – honre os seus compromissos e a pontualidade; aprenda a gerir o seu tempo de forma eficaz ;
- Seja sensata – saiba separar vida pessoal e vida profissional; ainda que saber manter um equilíbrio entre estas duas esferas seja importante, é fundamental não as misturar para que o seu profissionalismo não saia prejudicado; opte por manter no domínio privado aquilo que faz estritamente parte da sua vida pessoal.
Para que estas boas práticas façam parte da sua rotina e acabem por se tornar naturais em si, será interessante definir uma estratégia que lhe permita ter um fio condutor e à qual possa regressar regularmente para avaliar a sua evolução na persecução dos seus objetivos.
Como definir uma estratégia de Marketing Pessoal em 7 passos
- Defina a sua missão, visão e valores – O que a move? Que planos tem para o futuro? Como quer contribuir na sua área de atuação?
- Defina os seus objetivos – O que quer alcançar?
- Invista no seu autoconhecimento – isto vai permitir-lhe identificar os seus pontos fortes e os seus pontos fracos. Pode recorrer também a ferramentas como a Matriz SWOT.
- Invista na construção da sua autoridade – crie conteúdos relevantes na sua área de atuação que demonstrem as suas competências e a sua experiência; participe nas redes sociais de forma profissional; publique o seu curriculum e/ou portefólio online.
- Invista na sua formação – mantenha-se atualizada e informada em relação às novidades que vão acontecendo na sua área.
- Cuide da sua imagem – entenda o ambiente onde se vai movimentar e adapte a sua forma de vestir, de falar e de se comportar ao contexto em causa.
- Mostre-se ativa – faça networking (online e offline), amplie a sua rede de conhecimentos, participe em eventos, workshops e palestras; alimente os seus contactos e envolva-se em projetos que lhe deem destaque e reforcem as suas competências; construa uma presença digital de qualidade.
Resumindo, o Marketing Pessoal é composto por uma série de ferramentas que lhe permitem destacar o que tem de melhor e aquilo que a diferencia dos outros, nomeadamente da sua concorrência.
Através do Marketing Pessoal conseguirá gerar uma imagem de autoridade dentro da sua área que lhe conferirá o respeito dos que a rodeiam. Isto terá implicações positivas na sua carreira e, até, na sua carteira de clientes.
Adote boas práticas na implementação da sua estratégia de Marketing Pessoal e invista em si e no seu desenvolvimento pessoal e profissional. Se fizer tudo isto de forma alinhada e consistente, rapidamente verá os resultados que deseja.
Tem alguma dúvida sobre como pode desenvolver a sua marca pessoal? Partilhe comigo as suas questões e desafios. Terei todo o gosto em poder ajudá-la a alcançar os seus objetivos.