De todas as Soft Skills, a Inteligência Emocional é uma das mais importantes. O facto de ser uma competência transversal que influencia muitas outras, faz dela um tesouro a que deve prestar a máxima atenção.
O desenvolvimento da sua Inteligência Emocional, vai ajudá-la em todas as áreas da sua vida e permitir-lhe construir relações mais autênticas com os outros e, até, consigo mesma.
Neste artigo, vou explicar-lhe o conceito de Inteligência Emocional e como é que trabalhá-lo pode fazer a diferença na sua vida pessoal e profissional. Por último, vou apresentar-lhe 10 estratégias que a vão ajudar a desenvolver esta competência para uma gestão eficaz das suas emoções.
O que é a Inteligência Emocional?
O conceito de Inteligência Emocional foi popularizado em 1995 por Daniel Goleman com o seu livro Inteligência Emocional. Entendida como a capacidade para identificar, compreender e gerir as emoções, a Inteligência Emocional permite-nos usar as nossas emoções de forma positiva, em nosso benefício, bem como compreender as emoções dos outros.
Qual a importância da Inteligência Emocional?
A Inteligência Emocional é uma competência que se treina e, ao fazê-lo, estará a abrir espaço para uma vida mais consciente.
Ao desenvolver a sua Inteligência Emocional, estará mais capaz de construir relações saudáveis, de fazer melhores escolhas e, consequentemente, de aumentar a sua qualidade de vida.
É a sua capacidade de ser emocionalmente inteligente que lhe vai permitir pensar, sentir e agir de forma consciente e em prol do seu bem-estar. Isto é válido para situações do dia a dia, perante os desafios quotidianos, onde as metas, os prazos, as responsabilidades familiares, profissionais, conjugais e pessoais podem exercer uma pressão constante, tal como é válido para situações específicas de maior stress, como uma conversa importante com um chefe, um cliente ou, até, com o companheiro.
Daniel Goleman defende que a empatia é um dos pilares da Inteligência Emocional. Essa capacidade de nos colocarmos no lugar do outro, de procurarmos entender as suas motivações e de o observar de forma paciente, ajudam-nos a criar relações mais verdadeiras.
“Um pré-requisito para a empatia é simplesmente prestar atenção às emoções dos demais.” Daniel Goleman
É por isso que a Inteligência Emocional e, mais concretamente, a empatia, são competências essenciais no mundo do trabalho e, sobretudo, em funções de liderança.
Os negócios dependem das relações interpessoais, seja com colegas, chefias, colaboradores ou clientes. Como tal, ser emocionalmente inteligente vai-lhe permitir exercer uma influência eficaz e benéfica naqueles que trabalham consigo.
Por outro lado, a empatia deve ser também desenvolvida como forma de estimular o nosso amor próprio e a autocompaixão. Desenvolver a sua empatia por si mesma vai ajudá-la a respeitar os seus próprios limites. O treino da sua Inteligência Emocional vai permitir-lhe reconhecer o seu direito de dizer “Não” ou de discordar, sem se sentir culpada.
Principais benefícios da Inteligência Emocional:
- Aumento da autoestima e autoconfiança;
- Redução de conflitos em relacionamentos interpessoais;
- Aumento do nível de comprometimento com as metas que definir para a sua vida;
- Sentido de responsabilidade e maior clareza na sua visão de futuro;
- Compreensão das opiniões e dos sentimentos das outras pessoas;
- Enriquecimento dos relacionamentos interpessoais;
- Equilíbrio Emocional;
- Desenvolvimento das suas competências de comunicação e do seu poder de influência;
- Aumento do nível de felicidade;
- Maior clareza acerca dos seus objetivos e das ações a tomar para os alcançar;
- Melhorias na capacidade de tomada de decisão;
- Melhorias na gestão do tempo e na produtividade;
- Diminuição dos níveis de stress;
- Maior realização pessoal, familiar e profissional;
- Aumento da qualidade de vida, mais vitalidade e bem-estar.
Estratégias para gerir melhor as suas emoções
1 – Conheça-se a si mesma
Analisar o seu comportamento perante determinadas situações e estar atenta às suas emoções vai aumentar a sua autoconsciência e permitir-lhe identificar que pensamentos estão na base da emoção com que está a lidar em determinado momento.
2 – Observe o que está a sentir
À medida que se vai conhecendo melhor vai sendo capaz de identificar as emoções que acontecem dentro de si. Colocar-se na posição de observadora dessas emoções ajudá-la-á a distanciar-se delas. Ser emocionalmente inteligente é, também, saber dar um nome a essas emoções. Leia sobre o assunto e aumente o seu léxico emocional.
3 – Mude (o ambiente, a posição corporal, a entoação da voz)
Pequenas mudanças perante uma situação que a esteja a deixar desconfortável podem ser suficientes para encarar tudo de uma outra forma e, como tal, gerar emoções que lhe sejam mais benéficas face àquilo que está a viver.
4 – Respire fundo
Chamar a sua atenção para o momento presente vai afastá-la de pensamentos que a podem estar a levar a sentimentos que não se baseiam em factos, mas sim em crenças que traga consigo. A respiração profunda e pausada é uma forma simples, mas bastante eficaz, de nos colocar no aqui e no agora.
5 – Mantenha um diário das emoções
Anote num caderno todas as situações com que teve de lidar durante o dia e que lhe provocaram emoções fortes. Descreva o mais detalhadamente possível o que aconteceu, como se sentiu, física e emocionalmente, e quais as consequências da situação. Escreva tudo aquilo que considerar relevante. Este exercício vai ajudá-la a identificar padrões, mas vai também permitir-lhe ser uma observadora da situação e encontrar alternativas que possa colocar em prática e situações semelhantes no futuro.
6 – Treine a sua autenticidade
Não precisa de agradar sempre, nem a toda a gente. Não fuja dos conflitos. Se o fizer, não vai desenvolver a sua capacidade de enfrentar os problemas. Equilibre esta estratégia com a empatia e obtenha uma fórmula vencedora.
7 – Pratique a autorregulação
Observe as emoções dos outros à sua volta e os seus próprios padrões de comportamento e aplique aquilo que for aprendendo acerca da Inteligência Emocional. Simule situações que habitualmente a deixam numa posição desconfortável ou em stress, imagine diálogos e formas de agir. Pratique. Pratique. Pratique.
8 – Foque-se naquilo que pode controlar
Prepare-se antecipadamente para situações que já sabe que vão exigir mais de si. Treine técnicas que aumentem os seus níveis de bem-estar e tranquilidade. Pense naquilo que depende exclusivamente de si, entre em ação e dê o seu melhor. Pratique o desapego em relação àquilo que os outros pensam ou fazem. Faça as escolhas que mais benefícios lhe trazem.
9 – Rodeie-se de pessoas positivas
Ser emocionalmente inteligente é, como já disse, fazer boas escolhas. Escolhas que sejam benéficas para aquilo que queremos atingir, tendo em consideração as nossas metas e a nossa visão de futuro. Estar perto de pessoas que nos incentivam a ser a nossa melhor versão é uma dessas escolhas.
10 – Cultive um mindset de crescimento
Mantenha o sentido de aprendizagem constante. Seja curiosa. Desenvolva novas competências, na sua área de atuação ou noutra. Comece um hobby. Aprenda a fazer algo novo. Experimente. Permita-se sair da sua zona de conforto. Desenvolver a sua noção de que estamos constantemente a aprender vai ajudá-la a entrar em ação e a deixar de lado o medo de falhar.
Resumindo, a Inteligência Emocional é uma Soft Skill essencial para uma vida excecional e de sucesso, pessoal e profissional. Desenvolver a sua capacidade de identificar, compreender e lidar com as suas emoções – e com as dos outros – vai ajudá-la a aumentar os seus níveis de autoconfiança e gerar um maior equilíbrio emocional. Saber que as emoções estão na base da sua atuação vai permitir-lhe estar atenta ao que acontece dentro de si. E, ao treinar a sua autoconsciência, vai ser capaz de agir de forma inteligente perante as suas emoções, direcionando-as para os resultados que quer alcançar.
Agora que já sabe que a Inteligência Emocional é fundamental para conseguir a vida que deseja e conhece as estratégias para desenvolver esta competência, o que é que ainda a está a impedir de ir atrás dos seus sonhos?
Invista no desenvolvimento desta capacidade e procure ajuda. Desenvolver a capacidade de Inteligência Emocional é sem sombra de dúvida um dos melhores investimentos que poderá fazer para a sua vida, tanto a nível profissional como a nível pessoal.
Força, estamos juntas!
2 Comments
Muito importante se todas as pessoas tivessem conhecimento deste assunto.
Muito obrigada pelo seu comentário Maria Teresinha.
A Inteligência Emocional é das capacidades interpessoais mais importantes para desenvolvermos, pois os ganhos para o nosso bem-estar e equilíbrio são extraordinários, em todas as áreas da nossa vida. E concordo consigo, cada vez mais pessoas devem saber disto. Aos poucos, temos de ir partilhando, e cada pessoa que saiba desta informação já é uma vitória. Obrigada por estar desse lado.
Um beijinho e até breve!