A inteligência emocional no trabalho é uma das competências sociais mais procuradas pelos recrutadores nos dias de hoje, mas esta soft skill não é só importante na sua vida profissional. A sua vida pessoal e familiar também podem ser amplamente beneficiadas se apostar em desenvolver a sua inteligência emocional.
Neste artigo, já lhe expliquei o conceito de inteligência emocional e ainda lhe apresentei 7 estratégias que pode implementar para desenvolver esta soft skill.
Agora, proponho-lhe que vejamos com atenção as aplicações práticas da inteligência emocional, no trabalho e na sua vida pessoal.
Curiosa?
Vamos a isto.
Porque desenvolver a inteligência emocional?
A Inteligência Emocional é uma competência social (ou soft skill) que pode ser desenvolvida em qualquer momento da sua vida, mas quanto mais cedo investir nela, mais depressa conseguirá colher resultados extraordinários para a sua vida profissional e pessoal.
Em contexto laboral, a inteligência emocional permite aumentar o foco e a concentração, bem como separar o lado pessoal do lado profissional, potenciando a organização e a produtividade.
Por outro lado, as pessoas emocionalmente inteligentes também são capazes de criar melhores relações com os outros, o que se reflete em equipas de trabalho mais unidas e produtivas e líderes mais empáticos e inspiradores.
Já na vida pessoal, a inteligência emocional contribui para facilitar e melhorar os relacionamentos, quer seja entre casais, entre pais e filhos ou até mesmo entre amigos, promovendo o aumento da confiança e do sentimento de pertença.
Então, podemos dizer que é através de uma inteligência emocional bem desenvolvida que conseguimos construir relacionamentos saudáveis (com a família, com os amigos, no trabalho), ser mais produtivos, desenvolver a capacidade de evoluir na carreira, criar um impacto positivo nos outros e ter o poder de inspirar.
Ou seja, são vários os pontos a destacar quando falamos de inteligência emocional no trabalho e na vida pessoal.
Por isso, em seguida, vamos ver cada um deles individualmente e os benefícios práticos que podem trazer para o seu dia a dia.
Quais os benefícios de ser emocionalmente inteligente?
Autoconhecimento e Inteligência Emocional
A inteligência emocional ajuda-nos a desenvolver o autoconhecimento e a consciência emocional. Ou seja, quanto mais emocionalmente inteligentes formos, mais somos capazes de identificar os nossos próprios sentimentos e emoções e entender como eles nos afetam. Assim, seremos capazes de agir com mais clareza e foco ou, até, evitar algumas situações que, já sabemos, nos vão desestabilizar emocionalmente.
Sabe aquela apresentação que tem para fazer e que já a está a deixar em stress? Com inteligência emocional, vai ser capaz de evidenciar os seus pontos fortes e encontrar estratégias para lidar com os fracos.
Inteligência Emocional e Empatia
A inteligência emocional ajuda a compreender as emoções e os sentimentos das outras pessoas, bem como os nossos próprios. Isso ajuda-nos a ser mais empáticos e compreensivos, o que pode melhorar os nossos relacionamentos interpessoais.
Quantas vezes já reagiu a quente a algo que lhe disseram e só mais tarde percebeu que aquele comentário, afinal, era só sobre um pormenor do seu trabalho e não sobre si?
Ter inteligência emocional permite-lhe parar, avaliar e decidir antes de responder, em vez de reagir.
Inteligência Emocional e Comunicação
A inteligência emocional permite-nos expressar as nossas emoções de forma saudável e assertiva. Isto pode ajudar a evitar conflitos e a melhorar a comunicação nos nossos relacionamentos pessoais e profissionais.
Já deu por si a querer dizer algo mesmo importante, mas antes mesmo de abrir a boca, já se imagina e sente a gaguejar, hesitar, tremer, corar e que nada vai sair como imaginou dentro da sua cabeça?
Pois, a inteligência emocional, aplicada à comunicação, ajuda-a a apresentar as suas opiniões e pontos de vista com mais clareza e segurança.
Liderança e Inteligência Emocional
Em contexto laboral, a inteligência emocional é uma soft skill muito importante para líderes e gestores (e para quem ambiciona sê-lo). Isto porque só entendendo e sabendo gerir as suas próprias emoções e limitações e as dos seus colaboradores é que se pode exercer uma liderança eficaz e inspiradora.
Além disso, pessoas emocionalmente inteligentes tomam decisões mais informadas e equilibradas, tendo em consideração tanto a razão quanto a emoção, o que se pode traduzir em escolhas mais eficazes e num aumento da confiança.
Um líder com inteligência emocional quer ser um exemplo para a sua equipa, mas não tem medo de admitir e partilhar as suas falhas. Aliás, vê nisso uma possibilidade de crescimento e aprendizagem e uma porta para que também os seus colaboradores possam sentir-se à-vontade para partilhar com ele as suas dificuldades e, assim, abrir espaço para a evolução de cada um e da equipa.
Ou seja, um líder emocionalmente inteligente sabe que não há perfeição e tudo são oportunidades de crescimento.
Inteligência Emocional e Saúde Mental
A inteligência emocional pode ainda ter benefícios significativos na sua saúde mental, como a redução do stress e da ansiedade, na medida em que ajuda a regular as emoções de forma saudável.
Mais, ao desenvolver a sua autoconsciência vai, simultaneamente, desenvolver a empatia, a compaixão e a conexão com os outros, o que pode melhorar os seus relacionamentos e reduzir a solidão e a depressão.
Afinal, está cientificamente comprovado que um dos fatores que mais pesa na nossa felicidade geral é a nossa capacidade de nos relacionarmos com os outros.
Inteligência Emocional e Autoestima
Ao permitir que desenvolva uma compreensão mais profunda de si mesma, dos seus pontos fortes e das suas fragilidades, que regule as suas emoções de forma saudável, que faça escolhas mais conscientes e equilibradas e que expresse as suas necessidades e emoções de forma assertiva, a inteligência emocional impacta diretamente a sua autoestima.
Isto significa que, ao desenvolver a sua inteligência emocional, também vai estar a promover a sua autoconfiança.
E quem é que não gosta de se sentir confiante e capaz de mover este mundo e o outro em prol daquilo que quer alcançar?
Como vê, a inteligência emocional tem impacto em muitas áreas da sua vida, como no trabalho, nos relacionamentos pessoais e no seu bem-estar emocional geral.
Resumindo…
A inteligência emocional no trabalho e na vida pessoal:
- Melhora a sua capacidade de lidar com o stress, os imprevistos e a pressão do dia a dia
- Aumenta da empatia e a compreensão das emoções dos outros, o que se reflete em melhores relações interpessoais
- Melhora a sua capacidade de comunicar de forma eficaz e resolver conflitos
- Permite tomar decisões com segurança e ser eficaz na resolução de problemas
- Aumenta a autoconsciência e a autorregulação, contribuindo para uma maior autoconfiança e autoestima.
Nos próximos dias 18 e 25 de março, vou facilitar a formação Soft Skills para a Confiança, uma formação online para quem quer aumentar os seus níveis de energia e motivação e evitar a procrastinação. Será uma formação intensiva para um número limitado de participantes, onde a Inteligência Emocional será uma das 5 Soft Skills a trabalhar.
Pode saber mais informações e realizar a sua inscrição aqui.