Quantas vezes já teve de fazer uma apresentação no trabalho e saiu com a sensação de que algo não correu como queria?
É bem provável que a sua linguagem corporal esteja a sabotar o que quer transmitir.
Isso mesmo – a nossa linguagem corporal influencia o impacto da nossa mensagem muito mais do que pode imaginar .
Hoje, partilho consigo os 10 principais erros de linguagem corporal que podem estar a prejudicar o seu desempenho em apresentações — e como os pode corrigir.
Pronta?
Não é a primeira nem a segunda vez que chegam até mim mulheres que, apesar de serem extremamente competentes e confiantes no seu conhecimento, sentem que as apresentações que fazem em contexto profissional não captam a atenção como gostariam.
Ficam nervosas antes de começar, sentem que as pessoas perdem o interesse rapidamente e, com isso, sentem-se constantemente em esforço para conseguir levar a apresentação até ao fim. Inevitavelmente, quando terminam, estão exaustas e dizem para si mesmas que não têm jeito para aquilo e não voltarão a fazê-lo.
Mas, na realidade, o desejo destas mulheres de partilhar com os outros o que sabem é maior e é, por isso, que decidem procurar ajuda.
Então, com o trabalho que fazemos durante as nossas sessões de coaching, percebemos que, de facto, o problema não era o conteúdo, mas sim a forma como o comunicavam. Sobretudo no que dizia respeito à sua linguagem corporal.
A postura, a forma de falar e até a maneira como geriam o nervosismo afetavam a perceção que os outros tinham delas.
Como disse, esta situação não é inédita. Na verdade, muitas mulheres cheias de talento passam por isto. Felizmente, há estratégias simples que podem ajudar a contornar erros comuns de linguagem corporal.
Vamos ver quais são.
Os 10 principais erros de linguagem corporal (e como os ultrapassar)
1. Em vez de falar muito depressa ou muito devagar, experimente controlar o ritmo
Quando fala muito rápido, a sua audiência sente dificuldade em acompanhar. Por outro lado, falar devagar ou num tom monocórdico pode aborrecer e fazer com que quem a está a ouvir perca o interesse.
A solução?
Trabalhar o ritmo e as variações de tom para que todos se mantenham atentos.
2. Em vez de evitar o contacto visual, experimente conectar-se com a audiência
Olhar para um único ponto da sala ou evitar o contacto visual demonstra insegurança.
A minha sugestão: vá percorrendo a sala com o olhar, de forma a criar uma conexão verdadeira com quem a está a ouvir. Esta atitude simples transmite confiança e faz com que a vejam como uma líder que sabe o que está a dizer.
3. Em vez de ficar parada, experimente movimentos estratégicos
Estar parada no mesmo lugar faz parecer que está tensa, mas movimentar-se sem propósito confunde a audiência.
Então, use o movimento estrategicamente. Por exemplo, mude de posição para ilustrar uma transição entre pontos ou quando interage com alguém da audiência.
4. Em vez de cruzar os braços, experimente abrir o peito
Ao cruzar os braços, pode parecer pouco disponível ou que está na defensiva.
Por isso, mantenha uma postura aberta, que sugira disponibilidade e confiança. Se não souber o que fazer com os braços e mãos, pode pegar numa caneta, mas evite mexer-lhe constantemente.
5. Em vez de gestos soltos, experimente gestos intencionais
Com os braços mais soltos, pode haver a tentação de gesticular de forma repetitiva ou aleatória e isto distrai a audiência.
Uma sugestão é que gesticule apenas quando os seus gestos ajudarem a enfatizar ou ilustrar o que está a dizer, tornando a sua comunicação mais clara e impactante.
6. Em vez de uma cara séria, experimente um sorriso
Não sorrir pode dar uma impressão de rigidez ou desconforto. Um sorriso sincero faz com que a audiência se sinta mais à vontade e cria uma atmosfera de colaboração e diálogo. Mesmo que o assunto seja sério e queira assumir uma postura profissional, pode fazê-lo com um sorriso nos lábios.
7. Em vez de se virar de costas, experimente ter atenção à postura
Quando estamos a fazer uma apresentação que tem como suporte um powerpoint, por exemplo, pode haver a tendência para se virar de costas para olhar para a tela. Porém, ao fazê-lo, perde a conexão com o público.
Por isso, o que pode fazer é socorrer-se de um laser point e, mantendo-se de frente para a audiência, ir só deitando o olho à apresentação quando necessário.
8. Em vez de usar “muletas” linguísticas, experimente trabalhar a dicção e a clareza
Ainda que este erro não esteja diretamente relacionado com a linguagem corporal, a verdade é que ele pode afetar muito a eficácia da sua comunicação.
Sons e expressões como “hum”, “ehhh”, “portanto” ou “tipo” transmitem nervosismo e tiram o foco do conteúdo que quer passar.
A solução para isto? Treine a apresentação para eliminar estas palavras e torne-se mais concisa e assertiva.
9. Em vez de falar sempre no mesmo tom, experimente enfatizar os pontos-chave
É difícil prestar atenção durante muito tempo quando uma apresentação é feita com uma voz monocórdica.
Mas é possível reverter isto.
Aprenda a dar ênfase a pontos importantes e a fazer pausas estratégicas, para captar a atenção e tornar a sua mensagem clara.
10. Em vez de se mexer sem controlo, experimente manter o foco
Sabe aquela expressão de “ter bichos carpinteiros”? Numa apresentação, não queremos nada disso.
Andar de um lado para o outro sem parar, mexer constantemente no cabelo ou na roupa é um sinal de nervosismo que a audiência percebe.
O segredo aqui é manter o foco nos seus movimentos e procurar que eles reforcem a mensagem, e não distraiam.
Concluindo…
Agora que conhece os principais erros de linguagem corporal que muitas pessoas cometem, pode mais facilmente identificar aqueles que a podem estar a prejudicar. Tal como pode começar já hoje a praticar algumas das estratégias que lhe sugeri.
Porque melhorar a forma como comunica durante uma apresentação ou até numa entrevista pode mudar completamente a forma como os outros a veem. Pequenas alterações, como o contacto visual, a modulação da voz e a gestão do seu corpo, podem criar uma conexão mais profunda e autêntica com os seus interlocutores, ajudando-a a transmitir segurança e profissionalismo.
E, mais importante, qualquer um destes erros pode ser corrigido com pequenos ajustes e um pouco de prática. Por isso, se quiser ajuda para treinar estes ou outros pontos e garantir que as suas próximas apresentações têm o impacto que deseja, podemos fazer isto – e muito mais – nas sessões de coaching de carreira. Consulte a minha agenda e reserve a sua sessão.
(Se, entretanto, tiver alguma questão, é muito provável que encontre resposta para ela nas Perguntas Frequentes.)