O nosso inconsciente também gere tudo aquilo que fazemos automaticamente. Não estamos de segundo a segundo a pensar que temos que inspirar e expirar, mas a nossa mente inconsciente faz isso por nós.
Da mesma forma, quando conduzimos um automóvel, a nossa mente inconsciente está ativa, fazendo parecer que todo o processo está automatizado. O nosso inconsciente também processa a informação física que o corpo recebe, como por exemplo a sensação de fome, ou de saciedade.
Em resumo, a nossa mente inconsciente é o cérebro real por detrás de cada processo – ela gere a maior parte do nosso pensamento e decide o que temos que fazer e como o devemos fazer. Quando estamos acordados, a nossa mente consciente trabalha de forma a avaliar muitos destes pensamentos, para tomar decisões e transformar algumas das ideias em ações, mantendo um contacto constante com a parte inconsciente.
Por outro lado, quando estamos a dormir, a nossa mente consciente descansa e permite ao inconsciente fazer um reset e tomar novas decisões para o dia seguinte, reforçando o sentido da expressão “é melhor dormir sobre o assunto.
Considerando tudo isto, é fácil perceber que o nosso inconsciente é extremamente poderoso e muitas vezes a parte dominante da nossa mente.
É neste sentido que a hipnose opera, pois entra em contacto direto com a mente inconsciente.A hipnoterapia induz a um exercício de relaxamento profundo e de concentração, de modo a acalmar e ajudar a mente inconsciente. No entanto não leva a um estado de sono profundo, estamos sempre cientes do que está a acontecer, simplesmente deixamos a mente consciente para segundo plano, de forma a poder moldar o inconsciente ao caminho e objetivos desejados.
Com a hipnoterapia é possível entrar em contacto com a mente inconsciente e resolver algumas questões que são difíceis de desbloquear ou de alterar de outra forma.
A mente inconsciente está ligada a um imenso arquivo de informações que nos permitem resolver problemas, construir os pensamentos e localizar soluções.
É na parte inconsciente da nossa mente que são criados os planos e ideias que são depois executados através da mente consciente. Quando uma nova ideia surge do nada, na realidade é porque já foi pensada inconscientemente.