Com o final do ano a aproximar-se, os desejos para o ano novo começam a ganhar forma nos seus pensamentos. Este é o momento ideal para beneficiar do life coaching e daquilo que esta metodologia pode fazer por si e pela sua vida.
O coaching e o life coaching
O coaching é uma metodologia de desenvolvimento pessoal que, através da utilização de diferentes recursos, técnicas e ferramentas, aliadas a diversas áreas de conhecimento, como a Psicologia, os Recursos Humanos, a Gestão de Tempo, a Comunicação Positiva, a Programação Neurolinguística (PNL), entre outras, contribui para gerar mudanças em quem dela beneficia.
O life coaching, por sua vez, é uma vertente do coaching que, de forma integrada, trabalha as diferentes áreas de vida dos coachees, promovendo o seu desenvolvimento global e de forma equilibrada.
Principais etapas de um processo de life coaching
A metodologia geral de um processo de coaching visa levar o coachee do estado atual em que se encontra até ao estado desejado. Este processo é conduzido mediante a aplicação de diferentes ferramentas, onde se incluem ferramentas específicas de Programação Neurolinguística, que incluem o questionamento e a reflexão. As respostas geradas ao longo do percurso permitirão ao coachee desbloquear situações que o estão a impedir de aceder à sua melhor versão e, consequentemente, de alcançar os objetivos a que se propõe.
Este percurso é feito ao longo de diferentes etapas que incluem:
- Criação de uma relação de confiança entre coach e coachee
A confiança gerada entre os dois elementos do processo é fundamental para que os resultados obtidos sejam os desejados. O coachee tem de sentir que tem ao seu lado alguém que o encaminha para um lugar melhor do que aquele onde se encontra atualmente. O coach deve procurar criar um ambiente propício ao desenvolvimento no qual o coachee se sinta seguro para evoluir e aprender.
- Autoconhecimento
Os recursos colocados à disposição do coachee permitir-lhe-ão fazer uma autoavaliação do seu estado atual e perceber quais as suas reais motivações para a(s) mudança(s) que deseja fazer acontecer na sua vida. Perguntas como: “Qual é a minha situação atual e o que me trouxe até aqui? Quais os meus recursos atuais? Quais as minhas competências e os meus talentos neste momento? Quais os meus comportamentos que estão a impedir-me de alcançar os meus objetivos?” são o ponto de partida para a introdução de atitudes geradoras de mudança. A aplicação de técnicas específicas da PNL aprofundam a autodescoberta e produzem efeitos altamente transformadores e catalisadores de mudança.
- Inteligência Emocional
Identificar emoções e desenvolver recursos para uma gestão mais eficaz e alinhada com os resultados que o coachee quer obter é uma etapa extremamente importante. Os nossos comportamentos têm por base as nossas emoções, pelo que trabalhar a esse nível potencia exponencialmente o sucesso das nossas ações.
- Crenças limitadoras
O processo de autoconhecimento e de reconhecimento de emoções vai contribuir para que se identifiquem crenças limitadoras que estão a bloquear o(s) comportamento(s) desejado(s). Trazer isto para um nível consciente permitirá, depois, desenvolver competências para as ultrapassar. O processo de life coaching permite ainda identificar padrões de comportamento e, eventualmente, até descobrir as suas causas. Trabalhando de forma estratégica com o seu coach, o coachee encontra alternativas viáveis que lhe permitem suprir as suas necessidades em alinhamento com os objetivos que deseja alcançar. Também aqui a Programação Neurolinguística assume um papel essencial, já que, trabalhando aquilo que a nossa mente nos diz, podemos alterar padrões de pensamento a nosso favor.
- Autoestima e autoconfiança
Como referido, trabalharmos as nossas emoções permite-nos ganhar controlo sobre os nossos comportamentos. Quando sentimos este controlo, ganhamos em autoconfiança. E, à medida que vamos progredindo e alcançando resultados alinhados com as metas que traçámos, vamos progressivamente aumentando a nossa autoestima, numa espécie de círculo vicioso do bem que nos eleva a cada passo.
- Plano de ação
A definição de um plano de ação alinhado e consistente implica menores riscos de falha na concretização. O apoio do life coach na delineação de um plano de ação pode ser a diferença entre metas potenciadoras de sucesso ou metas demasiado abrangentes e de difícil cumprimento.
- Foco
É o acompanhamento regular do coach que promove alterações mais rápidas e estruturadas na vida do coachee, contribuindo para que perdurem no tempo e tornem parte integrante da sua vida. Esta proximidade, aliada à aquisição de ferramentas de PNL aplicáveis às diferentes áreas da vida, reforça os resultados de todo o processo, bem como a sua permanência. O compromisso gerado entre coachee e coach potencia um desenvolvimento gradual mais eficaz, pois há uma direção clara previamente definida.
Creio que com esta lista fica claro como o life coaching é um processo complexo e completo, capaz de gerar mudanças efetivas em quem dele participa.
Contudo, note que o life coaching não oferece soluções milagrosas, exige dedicação e empenho e uma real vontade de alterar o estado atual das coisas na sua vida. Exige comprometimento diário, mas, com o profissional certo ao seu lado, é um caminho repleto de conquistas e de autorrealização.
Que me diz a iniciar o ano totalmente focada nos objetivos que quer alcançar e consciente dos motivos por que os quer alcançar?