

Já deu por si a adiar constantemente uma tarefa apesar de saber que ela precisa de ser feita?
Se sim, este artigo é para si.
Todos procrastinamos e é normal que o façamos em determinados momentos ou fases da vida. Inclusivamente, já noutro artigo partilhei consigo que a procrastinação tem na sua origem fatores emocionais, como a ansiedade, o medo, a falta de confiança e a insegurança.
Porém, quando esse comportamento nos impede de fazer aquilo que sabemos que é importante para nós, é preciso saber como vencer a procrastinação.
Neste artigo, apresento-lhe as 4 competências emocionais que a vão ajudar a romper com estes padrões de comportamento que a levam a adiar e adiar o que tem de fazer.
Quero ajudá-la para que comece a dar passos seguros em direção aos objetivos que quer alcançar.

Competências Emocionais para vencer a procrastinação
Então, se a procrastinação tem como causa vários fatores emocionais, comece por identificar qual é a causa da sua procrastinação em específico.
Depois, se quer acabar de vez com esse adiar de tarefas que a está a levar à exaustão, invista no desenvolvimento das suas competências emocionais e sociais, também conhecidas por soft skills.
Isto porque, ao desenvolver sua inteligência emocional, pode aprender a gerir melhor as suas emoções e a tomar decisões mais conscientes sobre como usar o seu tempo e energia.
Algumas destas competências emocionais específicas que a podem ajudar a vencer a procrastinação incluem:
Autoconsciência
A autoconsciência é a capacidade de reconhecer os seus próprios pensamentos e emoções. Ao tornar-se mais autoconsciente, vai identificar padrões de pensamento ou comportamento que levam à procrastinação e tomar medidas para os mudar.

Autorregulação
A autorregulação refere-se à capacidade que cada um de nós tem para controlar as nossas próprias emoções e comportamentos, mesmo sob stress. Por isso, desenvolver esta competência pode ajudá-la a lidar com sentimentos de ansiedade ou sobrecarga que podem levar à procrastinação.
Comunicação interpessoal
A comunicação interpessoal envolve a capacidade de comunicar de forma clara e eficaz com outras pessoas. Ao desenvolver as suas competências de comunicação, pode aprender a pedir ajuda quando necessário, definir limites claros e priorizar as suas tarefas de forma mais eficaz.
Empatia
A empatia é a capacidade de entender e sentir as emoções de outras pessoas. Ao desenvolver esta competência, melhorará as suas relações interpessoais, o que pode ajudar a reduzir o stress e a ansiedade que, por sua vez, podem levar à procrastinação.
Além destas competências, existem outras como a colaboração, resolução de problemas, liderança e pensamento crítico, que também podem ajudar a reduzir a procrastinação, uma vez que todas estas competências contribuem para que se sinta mais confiante e capaz de enfrentar desafios e tomar decisões.
Resumindo…
A procrastinação pode ser já um hábito arraigado para si e, por isso, é necessário que tenha consciência de que a mudança de comportamento não acontece da noite para o dia.
Portanto, sugiro-lhe que seja gentil consigo mesma ao longo do processo.
Como vimos, a primeira coisa que a pode ajudar é identificar a raiz da procrastinação e trabalhar na resolução desses problemas.
Em seguida, é importante desenvolver as suas competências emocionais e sociais, definir metas específicas e estabelecer um plano para as alcançar.
E, mesmo que as coisas não aconteçam tão rapidamente quanto gostaria, não se esqueça que cada pequena ação que toma para parar de procrastinar é um passo em direção ao seu objetivo. Não tenha medo de pedir ajuda quando precisar e lembre-se sempre de celebrar as suas concretizações, por menores que sejam.
A jornada para vencer a procrastinação e desenvolver a inteligência emocional é uma jornada contínua, e cada dia é uma nova oportunidade para progredir. Então, respire fundo, seja gentil consigo e siga em frente, um passo de cada vez. Se precisar de mim, sabe onde me encontrar.