Se quer parar de procrastinar, é importante começar pelo início e perceber as causas que a estão a levar à repetição desse comportamento indesejado.
Depois de identificar as causas, é o momento de fazer uso dos seus recursos emocionais e dedicar-se à implementação de estratégias que a ajudem a sair do ciclo em que se encontra.
Para a ajudar, neste artigo, trago-lhe 10 dicas simples para parar de procrastinar.
10 Dicas Simples para Parar de Procrastinar
É verdade que, quando queremos parar de procrastinar, limitarmo-nos a procurar dicas pode não ser suficiente.
Mas, partindo do princípio que fez o trabalho prévio e já sabe de onde vem essa tendência para adiar constantemente as tarefas que são importantes para si, estas dicas, mesmo que simples, podem fazer a diferença e ser o empurrão de que precisa para mudar.
Algumas estratégias que a podem ajudar a parar de procrastinar incluem:
1. Identificar as tarefas que tem andado a procrastinar
Sugiro-lhe que comece por fazer uma lista das tarefas que tem evitado e tente identificar o motivo de cada uma.
Por exemplo, talvez ande a adiar a produção de um relatório porque está preocupada com a possibilidade de não ficar bom o suficiente. Ou talvez esteja a evitar fazer um telefonema importante porque tem medo da rejeição. Identificar esses motivos pode ajudar a lidar com eles diretamente. Lembre-se de que a nossa mente está sempre a evitar sentir-se desconfortável e a evitar sentir que está em perigo. Por isso mesmo, identificar bem os motivos pelos quais está a procrastinar, ajuda a sua mente – e a si – a perceber melhor o que se passa e a reunir informações que a fazem sentir-se mais segura.
2. Definir metas realistas e alcançáveis
Muitas vezes, as pessoas procrastinam porque estabelecem metas muito ambiciosas e inatingíveis. Ainda que não haja nada de mal em ser ambicioso, definir metas mais realistas e alcançáveis pode ajudar a reduzir a ansiedade e a frustração e ainda aumentar a sua motivação.
Sugiro-lhe também que divida tarefas grandes em partes menores e faça uma lista com prazos específicos para cada parte.
Isto vai dar-lhe sentido de progresso e ajudá-la a perceber que, mesmo com passos pequenos, é possível alcançar grandes feitos.
3. Estabelecer prioridades
Quando tem muitas tarefas a fazer, é fácil ficar sobrecarregada, sentir-se assoberbada e não saber por onde começar.
Então, estabelecer prioridades pode ajudar a reduzir o stress e a focar no que é mais importante. Tente classificar as suas tarefas por ordem de importância e comece pelas mais urgentes e importantes.
4. Aprender a lidar com a ansiedade
A ansiedade, apesar de ser algo natural se for na dose certa, se for sentida como um mal-estar pode acabar por ser um grande obstáculo para parar de procrastinar. Como tal, procure formas de lidar com essa ansiedade angustiante, como exercícios de respiração, meditação, ou outras atividades relaxantes de que goste. Há muitos exercícios eficazes e benéficos. Em breve, falarei mais sobre este assunto.
5. Criar um ambiente adequado para trabalhar
Às vezes, a procrastinação pode ser causada por um ambiente inadequado para trabalhar. Se não se sentir confortável no seu local de trabalho, é natural que evite passar lá muito tempo.
Por isso, tente criar um ambiente confortável e organizado para trabalhar, com boa iluminação, uma cadeira confortável e peças que promovam a sua motivação (um vision board ou uma frase inspiradora, por exemplo).
Outro ponto importante no seu ambiente de trabalho é garantir que elimina focos de distração. Mantenha na secretária só o material essencial para levar a cabo a tarefa que quer desenvolver. Se necessário, avise os seus colegas que vai estar em modo de trabalho focado durante um determinado período e que, por isso, agradece que não a interrompam. Poderá dar resposta às solicitações após esse período.
6. Pedir ajuda
Às vezes, a procrastinação pode ser causada por se sentir sobrecarregada e incapaz de lidar com as tarefas sozinha. Isso é perfeitamente normal. Não há – e nem tem de haver – super-mulheres!
Peça a ajuda e o suporte de colegas, amigos ou familiares para lidar com tarefas difíceis ou, simplesmente, para obter motivação e força.
7. Utilizar a técnica Pomodoro
A técnica Pomodoro é uma técnica de gestão de tempo que consiste em trabalhar de forma focada em períodos definidos, geralmente de 25 minutos, seguidos de uma pausa de 5 minutos. Após quatro períodos de trabalho, faça uma pausa mais longa de 15 a 20 minutos. Esta é uma técnica simples que pode ajudar a quebrar a inércia inicial, aumentar o foco e a sua produtividade.
8. Fazer as tarefas mais difíceis primeiro
Em vez de adiar as tarefas mais difíceis ou desagradáveis, experimente fazê-las primeiro do que qualquer outra.
Isto vai ajudar a reduzir a ansiedade e a sensação de sobrecarga. Além disso, quando termina as tarefas mais difíceis, é mais provável que se sinta mais confiante e motivada para continuar com outras tarefas.
9. Aprender a dizer “não”
Se está sobrecarregada com tarefas ou distrações desnecessárias, aprenda a dizer “não” a atividades que não são prioritárias ou que não a vão ajudar a atingir os seus objetivos. Podemos estar a falar de redes sociais, reuniões não urgentes ou até convites para eventos sociais que não são importantes para si. E, se tem dificuldade em dizer que não, saiba que é possível dizer “não” de forma assertiva, cuidada e atenciosa. Sim, por vezes pode ser difícil, mas é possível. Força!
10. Visualizar o resultado final
Às vezes, a procrastinação pode ser causada pela falta de motivação ou pela incapacidade de perspetivar o resultado final. Ou até mesmo pelo simples facto de a mente não entender o motivo de gastar energia com essa tarefa.
Nesse sentido, proponho-lhe que faça este exercício: tente visualizar o que quer alcançar e como se sentirá quando terminar as tarefas que tem em mãos. Fazer isto pode ajudar a criar um sentido de propósito e motivação para começar e concluir as tarefas. E, além disso, ainda ajuda a sua mente a entender melhor porque é importante gastar energia com isso.
Agora, antes de terminar, aproveito para lhe deixar uma dica extra que pode fazer a diferença no seu dia a dia.
11. “Despache” primeiro as tarefas que duram apenas 2 minutos
Por vezes temos inúmeras tarefas que são muito rápidas de fazer, como por exemplo responder a emails muito rápidos.
Então, logo que começa o dia, limpe de imediato o máximo de tarefas que demorem menos de 2 minutos a concluir. Atenção, têm de ser mesmo tarefas rápidas. Organize o seu horário, veja qual será a melhor hora para esta limpeza em 2 minutos, e faça disto uma rotina.
Acredite, vai sentir uma sensação de gratificação imediata, o que ativa a área do cérebro, conhecida como sistema de recompensa, que inclui várias regiões interconectadas, como o núcleo accumbens, o córtex pré-frontal e o corpo estriado. Ou seja, quando estabelecemos objetivos e os conseguimos alcançar rapidamente, este nosso sistema de recompensa é ativado. E essa ativação ocorre devido à libertação de neurotransmissores, como a dopamina que, por sua vez, está associada à sensação de prazer e recompensa.
Assim, não só confirma que fez uma serie de mini tarefas como aumenta automaticamente a sua motivação para fazer as tarefas mais difíceis. É para essas que deve dirigir a sua atenção logo de seguida.
Como vê, todas estas dicas são de simples implementação.
Espero que a ajudem a superar a procrastinação e a aumentar a sua produtividade, mantendo o seu bem-estar físico, mental e emocional.
Se há uma coisa que gostava que levasse deste artigo é que a procrastinação é um hábito que pode ser superado, com prática e determinação. Comece a implementar estas estratégias, uma de cada vez, e veja o que funciona melhor para si.
Resumindo…
Depois de identificar as causas para a sua procrastinação e reunir os recursos emocionais necessários que a vão ajudar a parar de procrastinar, experimente estas dicas simples:
- Identifique as tarefas que tem andado a procrastinar
- Defina metas realistas e alcançáveis
- Estabeleça prioridades
- Aprenda a lidar com a ansiedade
- Crie um ambiente adequado para trabalhar
- Peça ajuda
- Comece pelas tarefas que demoram menos de 2 minutos
- Faça as tarefas mais difíceis logo a seguir
- Utilize a técnica Pomodoro
- Aprenda a dizer “não”
- Visualize o resultado final
Agora, conte-me, por que dica vai começar?